sexta-feira, 10 de julho de 2009

Lançamento do nosso Ponto de Cultura

(Foto: Hider - Oficialização do Ponto de Cultura Oficarte Teatro & Cia - Sede do Grupo - Russas/CE)

Por: Hider Alburquerque. (Hider é um dos sócios que participaram junto com Frank Lourenço e Acleilton Vicente da Assembleia de fundação da OFICARTE Teatro e Cia a 04 de Julho de 1990)

Como previsto, no dia 02 de julho, aconteceu o início das comemorações dos 19 anos do Ponto de Cultura Oficarte Teatro & Cia. À noite, na sede da Companhia aconteceu uma sessão de abertura oficial do Ponto de Cultura e suas funções socioculturais. A presença de parte da imprensa, de artistas, do 1º BPM representado pelo Tenente Carvalho, da secretaria da Educação e do Desporto Escolar Lindalva Pereira Carmo, da secretária da Cultura, Esporte e Juventude Noilda Rocha, Ricardo Torres da Assessoria de Comunicação de Russas, assim como a presença de funcionários destes Órgãos estiveram presentes para o evento que ao meu ver, é de extrema importância para a manutenção de qualquer coisa que se possa chamar arte na cidade de Russas.

Márcia Oliveira, presidenta da Oficarte, iniciou a solenidade contando um pouco da trajetória da Oficarte durante estes 19 anos da entidade. Logo passou-se dois vídeos, um sobre o trabalho de pesquisa bibliográfica e de campo dos jovens alunos da Oficarte, no outro, os bastidores do espetáculo, a fabricação coletiva dos integrantes na confecção dos materiais cênicos, desde o figurino, instrumentos e cenário, todos envolvidos no objetivo de transformar a realidade e renascer a nossa cultura, a nossa história e as nossas tradições.

Frank Lourenço também falou sobre suas experiências com o teatro, a abrangência das novas perspectivas da Oficarte agora como Ponto de Cultura. O Coordenador em suas palavras emocionadas pelo significado do evento falou sobre a impossibilidade de se comemorar estes 19 anos com muitos espetáculos em cena, falta grupo? Não!!! Peças e grupos de teatro na nossa região jaguaribana é o que não faltam. O que falta, e essa foi a impossibilidade das apresentação de palco, a inexistência de Teatros ou locais apropriados para servir como estrutura na montagem das peças.

A secretária da Educação, assim como a secretária da Cultura empenharam palavras de apoio e parceria por parte do Município enfatizando a importância dos relevantes serviços prestados pela Oficarte. Ademais, ouvimos o testemunho de um dos grandes parceiros da Oficarte Teatro e Cia. o 1º Batalhão de Polícia Militar, representado pelo Tenente Carvalho, que ressaltou o reconhecimento de todos os soldados e comandantes nestes mais de dez anos em que o 1º Batalhão abriga a sede da Oficarte e o orgulho que sente pelos relevantes serviços socioeducativos ali praticados.

Logo depois das formalidades foi servido um coquitel regado e temperado com muita música de qualidade proporcionada pela banda K-Zumbar.

Estraído do site: www.paginarussana.ning.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário