terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

COM AS BARATAS NÃO!

Em tempos de indefinição do novo Secretario Municipal de Cultura, cuja Secretaria encontra-se entregue as baratas, a representação artística em nosso município não pára.

O total abandono do poder público as questões culturais não é capaz de frear as produções artísticas de nosso município. O ano mal começou e a comunidade russana é presenteada com mais um PONTO DE CULTURA. A OFICARTE Teatro e Cia. recebeu o comunicado de contemplação no Edital da Secretaria Estadual de Cultura e agora o PROJETO BRINCANTES DE TEATRO se integrará a REDE CULTURA VIVA com mais 99 iniciativas somente no Ceará, sem contar os que já estavam em atividade, como é o caso da Associação Carnaubeira de Arte-educação e seu PONTO DE CULTURA SOM DAS CARNAUBEIRAS. A REDE CULTURA VIVA e seus PONTOS DE CULTURA é uma iniciativa do Governo LULA digna de reconhecimento e visa articular a cultura local das comunidades onde os PONTOS estão inseridos e com isso dinamizar o acesso a cultura de forma democrática e participativa.

Também foi contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – SECULT, através de Edital REVELA CEARÁ JOVEM, Flávio Gonçalves, Ator/Pesquisador da OFICARTE Teatro e Cia. Com projeto intitulado “Papel de Palhaço”. O mesmo receberá recurso para a produção de um filme curta metragem em caráter documentário.

E para fechar este primeiro bimestre, a OFICARTE estará inaugurando em breve, seu teatro de bolso, bem como iniciará uma reforma em sua sede como forma de dinamizar ainda mais o acesso do público russano a arte e cultura.

Além dessas iniciativas e conquistas da OFICARTE, outras produções movimentam a cultura no município.

Sendo assim, é visível que a OFICARTE não pára, a Arte e a Cultura Russana também não.. Desta forma, porque será que a Secretaria Municipal de Cultura parou? É preciso, tomar uma providência urgente para este descaso, afinal de contas, baratas não geram uma secretaria, portanto, Sr. Prefeito, tome a secretaria das baratas e entregue nas mãos de um secretário. Esse não é um desejo só meu quanto artista, esse não é um desejo só da OFICARTE como sendo a única Cia. Teatral do município a resistir por 19 anos aos descasos com a Cultura municipal, e sim um desejo de uma classe artística que almeja por políticas culturais mais consistentes, porque nem só de Educação, Comida e Saúde vive um povo.

Um povo culto, é um povo mais consciente e é bom ter ciência de que um povo culto escolhe melhor seus governantes. Portanto, dentro da situação em que nos encontramos em nosso município, é fácil diagnosticar o baixo nível cultural de nossa população.

Uma atitude deve ser tomada. Eu convido a todos os artistas e fazedores de cultura de nosso município a não ficar calados diante desta situação. Vamos a luta, elevem suas vozes, toquem mais alto seus tambores, entoem suas canções de protesto e juntos mudemos o presente cultural de nosso município.

Queremos uma resposta, a cultura russana não quer parar!

3 comentários:

  1. Com as baratas realmente não vai!! Seria bom organizarmos um grupo de pessoas para fazer uma pequena visita a câmara municipal de Russas para ver oque os nossos adoraveis representantes tem a dizer a respeito!! Façamos esta proposta no PBT para ver a reação dos brincantes.

    ResponderExcluir
  2. Essa visita à Câmara é viável, mas talvez seja melhor e mais prático convocarmos o Conselho Municipal da Cultura para tomar frente à causa. Quem sabe o Conselho possa marcar uma reunião com o Prefeito?
    Quanto mais entidades envolvida, melhorr!!!

    ResponderExcluir
  3. Visitei e gostei do blog. Coloco-me comoseguidor. A sugestão de visitar foi da amiga de infância "Gerar". Para quem viveu a infância e adolescência em Russas é muto bom saber que a juventude desta grande cidade esquecida pelos entes públicos está viva. E viva a vida, vcs são a Vida!. Mantenho um site na net (www.romulogondim.com.br) e estarei publicando textos de vocês. Parabéns e Adiante!
    Abraços e saudações educacionais.
    Rômulo Gondim

    ResponderExcluir