quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Projeto Brincantes de Teatro agora também é PONTO DE CULTURA


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult) divulgou hoje, dia 04 de fevereiro a lista dos projetos contemplados do edital Pontos de Cultura do Ceará.

O OFICARTE Teatro e Cia., foi um dos contemplados através do Projeto Brincantes de Teatro. Além da OFICARTE, mais 3 projetos do Vale do Jaguaribe foram contemplados: ILHA de Limoeiro do Norte, Meninos da Arte de Morada Nova e Barrinha das Artes de Tabuleiro do Norte. Vale a pena salientar que O Projeto Brincantes de Teatro é o segundo Ponto de Cultura do Município de Russas, tendo a Associação Carnaubeira de Arte-Educação, do Distrito de Flores, sido contemplada anteriormente.

O edital previu a implementação de 100 novos Pontos de Cultura no Estado (sendo 20 para Fortaleza e 80 para o interior). Atualmente existem cerca de 40 instituições conveniadas como Ponto de Cultura.

No estado do Ceará foram 188 inscritos sendo 78 na capital e 110 no interior e região metropolitana. Entre os selecionados estão projetos que contemplam; artes Cênicas e integradas, artesanato, Culturas populares, expressões artísticas, música , teatro, dança,cultura afro, tradição oral dentre outros.

Os cem projetos selecionados receberão o repasse dos recursos de até R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) em três anos. A primeira parcela está prevista para março de 2009 e a partir deste edital, o Governo do Estado entra em parceria direta com o acompanhamento dos pontos, com capacitações e orientações feitas pelo pontão de cultura do Estado do Ceará.

A seleção dos projetos para o edital foi composta por uma comissão de três fases, análise de documentos, avaliação técnica e análise de mérito. Na primeira fase, foi analisada a documentação exigida em edital ao proponente e o enquadramento do mesmo nos termos do edital. Foram inabilitados os projetos cujos proponentes que não apresentaram os documentos exigidos, que entregaram a inscrição fora do prazo ou que não se encaixam nos termos do item 3.1, que determina a participação apenas para “pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres, ou organizações tituladas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS)”.

Ponto de Cultura - O programa Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva do MinC. Nele, iniciativas da sociedade civil firmam convênio de colaboração com o Governo e tornam-se Ponto de Cultura. Sua responsabilidade é articular e impulsionar as ações culturais que já existem nas comunidades. Atualmente, existem mais de 800 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura.

3 comentários:

  1. awe galera a gente merecia esse ponto de cultura, agora podemos comemorar !!!!
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Ficamos realmente felizes!!!!
    E tenho certeza que com esse recurso, faremos mais pela nossa cultura!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Certamente Márcia.
    E de ante mão quero dizer que isto só foi possível, graças ao trabalho arduo para elaboração do projeto desempenhado por você e pelo Frank.
    Muito obrigado ao dois. Certamente o Projeto está em boas mãos!!!!

    ResponderExcluir