A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult) divulgou hoje, dia 04 de fevereiro a lista dos projetos contemplados do edital Pontos de Cultura do Ceará.
O OFICARTE Teatro e Cia., foi um dos contemplados através do Projeto Brincantes de Teatro. Além da OFICARTE, mais 3 projetos do Vale do Jaguaribe foram contemplados: ILHA de Limoeiro do Norte, Meninos da Arte de Morada Nova e Barrinha das Artes de Tabuleiro do Norte. Vale a pena salientar que O Projeto Brincantes de Teatro é o segundo Ponto de Cultura do Município de Russas, tendo a Associação Carnaubeira de Arte-Educação, do Distrito de Flores, sido contemplada anteriormente.
O edital previu a implementação de 100 novos Pontos de Cultura no Estado (sendo 20 para Fortaleza e 80 para o interior). Atualmente existem cerca de 40 instituições conveniadas como Ponto de Cultura.
No estado do Ceará foram 188 inscritos sendo 78 na capital e 110 no interior e região metropolitana. Entre os selecionados estão projetos que contemplam; artes Cênicas e integradas, artesanato, Culturas populares, expressões artísticas, música , teatro, dança,cultura afro, tradição oral dentre outros.
Os cem projetos selecionados receberão o repasse dos recursos de até R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) em três anos. A primeira parcela está prevista para março de 2009 e a partir deste edital, o Governo do Estado entra em parceria direta com o acompanhamento dos pontos, com capacitações e orientações feitas pelo pontão de cultura do Estado do Ceará.
A seleção dos projetos para o edital foi composta por uma comissão de três fases, análise de documentos, avaliação técnica e análise de mérito. Na primeira fase, foi analisada a documentação exigida em edital ao proponente e o enquadramento do mesmo nos termos do edital. Foram inabilitados os projetos cujos proponentes que não apresentaram os documentos exigidos, que entregaram a inscrição fora do prazo ou que não se encaixam nos termos do item 3.1, que determina a participação apenas para “pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres, ou organizações tituladas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS)”.
Ponto de Cultura - O programa Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva do MinC. Nele, iniciativas da sociedade civil firmam convênio de colaboração com o Governo e tornam-se Ponto de Cultura. Sua responsabilidade é articular e impulsionar as ações culturais que já existem nas comunidades. Atualmente, existem mais de 800 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura.
awe galera a gente merecia esse ponto de cultura, agora podemos comemorar !!!!
ResponderExcluirvlw
Ficamos realmente felizes!!!!
ResponderExcluirE tenho certeza que com esse recurso, faremos mais pela nossa cultura!
Abraços
Certamente Márcia.
ResponderExcluirE de ante mão quero dizer que isto só foi possível, graças ao trabalho arduo para elaboração do projeto desempenhado por você e pelo Frank.
Muito obrigado ao dois. Certamente o Projeto está em boas mãos!!!!